Trilhas

Alter do Chão - Trilhas

Depoimento . . .

(http://ecofotos.com.br/pa-polo-turistico-tapajos-alter-do-chao/)

Acordei bem cedo e após o café da manhã fomos de lancha para a FLONA (Floresta Nacional do Tapajós) onde estão as comunidade do Maguary e Jamaraquá que ficam na margem direita do Tapajós. Em Maguary está sendo desenvolvido um projeto inovador que é a confecção do couro ecológico num processo comunitário e artesanal. O couro ecológico é constituído por um tecido de algodão, no qual são aplicadas várias camadas de látex da seringueira que, submetido a um processo de defumação ou secagem ao sol, torna-se impermeável e resistente. O produto final assemelha-se ao couro animal e tem despertado grande interesse nos artesãos e fabricantes de confecções e calçados.

O projeto está recebendo apoio de diversas entidades: ProManejo/PPG7, Flona do Tapajós/IBAMA, USAID e Inst. Internacional de Educação no Brasil.
Passamos boa parte da manhã vendo o processo de produção da manta, corte e montagem dos produtos. Muito interessante saber isso tudo começou de uma forma muito simples e já evoluiu para um trabalho em comunidade e já conseguiram construir galpões e comprar novos equipamentos com o apoio recebido.

O próximo ponto no roteiro foi a comunidade de Jamaraquá onde fizemos uma trilha na mata para visitar uma das maiores árvores da Amazônia: a Samaumeira. Foram duas horas de trilhas para chegar nelas e segundo o guia ainda não é a maior da Flona. Ficamos impressionados com a força da natureza para criar e manter uma árvore daquele porte. Após a trilha retornamos para a casa de Dona Conceição para saborear uma deliciosa galinha caipira.

O último programa do dia foi mergulhar de snorkel num igarapé de águas cristalinas para observar as algas e peixes. Apesar da pouca luz, pois já estava tarde, deu para ter uma boa idéia das maravilhas daquele lugar. Me senti num enorme aquário rodeado de acará bandeira e acará disco (famosos peixes de aquário). À noite fui jantar na vila e aproveitar para conversar com as pessoas e saber um pouco mais do local.